REVISÃO SOBRE ELETRICIDADE: FEITO POR MARIA

 A Eletricidade é o movimento, usualmente de elétrons, produzido a partir de dois pontos de um condutor. É, em termos gerais, a área da Física que estuda os fenômenos causados pelo trabalho das cargas elétricas.

Essa forma de energia está presente no nosso cotidiano não só nos aparelhos eletrônicos, mas também na natureza - descargas elétricas que resultam em relâmpagos, por exemplo. A eletricidade é, atualmente, o principal tipo de energia existente.
 Cada átomo de oxigênio atrai apenas o elétron da ligação estabelecida com o hidrogênio, adquirindo então um caráter parcial ou NOX negativo, ô’1. O par de elétrons fica ligeiramente afastado do hidrogênio e faz com que ele adquira na molécula de peróxido de hidrogênio um NOX positivo, ô+1.

O peróxido de hidrogênio, H202, puro e em condições ambientes é um líquido viscoso e azulado. Uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio é vendida no comércio com o nome de água oxigenada. Nessa solução, o H202 pode se decompor facilmente, liberando oxigênio. A água oxigenada a 20 volumes, por exemplo, é tal que l litro libera 20 litros de gás oxigênio, 02, na pressão de l atm e na temperatura O °C. Certos fatores provocam ou aceleram a decomposição do H202, sendo os principais: luz (k), calor (A) e meio básico (OH1″). Para evitar ou dificultar a ocorrência dessa decomposi­ção, devemos manter o H202 protegido da luz, do calor e, se possível, em meio levemente ácido, que irá atuar como estabilizador. Óxido de sódio: Na20. Entre o oxigênio e o sódio a diferença de eletronegatividade é igual a 2,51.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

~~ Apresentação ao Blog do 9º ano C ~~